PIGSY
Ciarán é arquiteto em Dublin, Irlanda, cidade onde nasceu e onde, por causa da dislexia, passou por todas as escolas de língua irlandesa.
Sob o nome de Pigsy se coloca como artista, trazendo elementos do arquiteto para suas obras expressionistas, sem as limitações da arquitetura, há mais de 20 anos, um processo que começou nos corredores das escolas, em suas longas esperas fora da sala de aula.
Sua pintura, comumente autobiográfica, expressa o que se passa em sua cabeça, mostrando a frustração e ao mesmo tempo o fascínio que tem sobre as letras.
2022
CRIPTO CLAST & OTHERS
Irlandês de Dublin, Pigsy (nome artístico de Ciarán McCoy) trabalha cm uma linguagem visual caracterizada pelas pontes entre o grafite e uma estética que pode ser considerada neoexpressionista pela maneira como constrói as suas imagens, com uma gestualidade visceral.
Trata-se de uma linguagem espontânea que inclui elementos visuais da arte urbana e não tem a preocupação de camuflar erros da norma ortográfica oriundos da dislexia.
O artista se dá a liberdade de superar quaisquer inibições em nome de construções plásticas que provêm da maneira como ele vê e sente o mundo.
Há muito de espontaneidade e rapidez de uma poética própria que atinge uma comunicação direta e intensa com o observador.
.
Oscar D’Ambrosio
.
ARTES VISUAIS
2023
DIA DE JOGO
A divisão da área pictórica em setores visuais propõe uma narrativa peculiar, em que cada fragmento tem uma importância isolada, mas também dialoga com o todo proposto. São assim construídas relações que estabelecem uma narrativa que tem como um de seus destaques a presença de corpos com os braços abertos e rostos muitas vezes destruídos e fragmentados. O coração transmite lirismo e vida em uma jornada visual lúdica caracterizada por uma linguagem próxima ao grafite e à arte de rua em que observações atentas permitem instaurar renovados sentidos entre as partes propostas pelo artista.
.
Oscar D’Ambrosio
.
ARTES VISUAIS
2024
WHY TIE OURSELVES IN KNOTS
A imagem traz a força de um sentimento de não apenas estar no mundo, mas de vivenciar tudo aquilo que ele oferece. O trabalho proposto está além de uma concepção tradicional e clássica de beleza, pois consiste em um fazer repleto de impacto, caracterizado por um processo inventivo que não se desloca totalmente do que é considerado real, mas que trabalha com ele em diversas camadas, permanentemente construindo e desconstruindo visões de mundo plenas de lirismo em que prisões reais e imaginárias são apresentadas e destruídas em uma atmosfera plena de enigmas e mistérios a desafiar o observador.
.
Oscar D’Ambrosio
.
ARTES VISUAIS
POR
CIARÁN
Fui a todas escolas irlandesas de primeiro e segundo grau na cidade.
Ser disléxico trouxe desafios na aprendizagem, que me fizeram ir de escola em escola noturna pela maior parte da minha juventude acadêmica. Foi nessas aulas extras que comecei a me expressar artisticamente, enquanto esperava no corredor eu desenhava nos quadros negros da escola para colocar para fora minha frustração de ter que fazer aulas extras.