top of page

AKINGBADE ADENIYI

Desde pequeno Akingbade é apaixonado por arte. Sempre gostou de escultura, pinturas, desenhos e outras possibilidades de artes visuais. A dislexia fez com que fosse um aluno lento e considerado um dos piores da sala, mas quando entrou na formação em artes, tornou-se uma referência, sendo sempre um dos melhores estudantes. A experiência com a dificuldade da leitura e escrita, ele trouxe para sua arte através da paciência em elaborar os detalhes de suas obras.

Akingbade - obra.jpg

2023
PENSAMENTO DISLÉXICO

A obra estabelece tensões entre dois cérebros e um livro. A questão colocada está na dimensão do pensar perante a do ler, atividade que difícil para os disléxicos e que os coloca fora dos padrões educativos tradicionais. A questão central é discutir como diferentes capacidades, que ultrapassam a cultura impressa, não são geralmente absorvidas pela sociedade. Enxergar a mente como maior que uma publicação nos moldes a que o sistema está acostumado instiga a aprimorar um olhar diferente sobre aqueles que fogem aos padrões esperados e considerados tradicionais.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

2024
RACIOCÍNIO

A metáfora da árvore é essencial no sentido de conceber que, assim como ela é forte econsegue passar por diversas transições, as pessoas neurodiversas também podem desenvolver uma força interior que lhes permita superar as diferenças que costumam ser cristalizadas em diversos preconceitos, principalmente na educação formal e no universo profissional, que seguem padrões rígidos e tradicionais. O essencial é perceber que as pessoas, assim como os trabalhos artísticos são todas diferentes e devem ser respeitadas por isso.

.

Oscar D'ambrosio

.

ESCULTURA

InShot_20240410_101615300.jpg
Assinatura - Akingbade.jpeg

POR

AKINGBADE

A dislexia reflete minha história e meu trabalho.

bottom of page